quarta-feira, 24 de agosto de 2011


A armadilha do sexo
    O sexo serve para quê, que fazemos com ele? É um tema importante, não nos deixa indiferentes, mas surpreendentemente pouco estudado.
    Uma das razões para esta relativa negligência é que as pessoas podem assumir que as respostas são óbvias: para sentir prazer sexual, para aliviar a tensão sexual, ou para se reproduzir.
   Mas mesmo dentro do contexto de uma relação com proximidade afectiva, perfilam-se inúmeras razões para ter actividade sexual, além das já documentadas.
     Assim, o sexo pode ser utilizado para recompensar um(a) parceiro(a) ou como um favor em troca de algo que o(a) parceiro(a) tenha feito. Uma moeda de troca!
    O sexo (ou melhor a falta dele!) pode ser usado para punir um parceiro, como retaliação, em jeito vingança, para com o(a) parceiro(a).
   Além disso, dentro de um relacionamento estável, o sexo pode ser usado para intensificar as trocas afectivas, aumentando o nível de compromisso no relacionamento, ou transformar um relacionamento de curto prazo (descartável) num relacionamento duradoiro.

  É aliciante ler o resto do artigo científico: “Why Humans Have Sex” escrito por Cindy M. Meston David M. Buss. Foi publicado na revista Archives of Sex Behavior (2007) 36:477–507 (alguns motores de busca facilitam o acesso ao texto completo).

Sem comentários:

Enviar um comentário