terça-feira, 29 de novembro de 2011

Questões de Moral: o problema da Masculinidade nas Sociedades Pós-modernas

       
Será que os homens de hoje são uma espécie de tigre de papel? Já não metem medo, perderam a eficácia (fartam-se de meter água em tantas actividades e profissões!) e arriscam-se a ser arredados do poder?
         Podem não ser de cartão mas andam escondidos, lá isso é verdade.
         Tão escondidos que, às vezes, ninguém os vê. Sem tirar nem pôr. Perderam a notoriedade de quem consegue dar cartas, influenciar as decisões, criar coisas novas, tirar partido da imaginação para fazer o mundo pular e avançar. Descobri, com desencanto, que a gente só está assim porque não sabe influenciar. Estar presente na vida. E mostrar a sua Auto-Estima!
         Habituámo-nos a mandar, a dar ordens, a pôr isto a funcionar, mas esquecemo-nos de existir. A maior fonte de lucros não está no dinheiro nem no poder. Nem tão pouco, no sacrifício pessoal, no dar o corpo ao manifesto. Na luta.
         O espalhafato da retórica política e cultural ou o troar dos tecnocratas/homens (do FMI e outras instâncias mundiais!) não mexe com nada. Faz barulho, levanta pó, mas não deixa marcas no dia seguinte. O barulho da voz do tigre já não intimida os incautos humanos, de tão fraco que está, murchou... Necessita de recorrer a um bom otorrino. Este o desarranjo em que se encontra o Género Masculino.

Sem comentários:

Enviar um comentário