sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Um filme português

Excerto do filme 'Tabu', de Miguel Gomes - SAPO Vídeos

Este filme acaba de ganhar o prémio da crítica no Festival Internacional de Cinema de Berlim.
É português. Fala de África. Fala do Amor. Segundo o autor, Miguel Gomes:
"Uma parte do filme tem a ver com a velhice, uma parte tem a ver com a juventude, outra parte tem a ver com a solidão. Uma parte tem a ver com a possibilidade do amor e de existir um casal."
"Sem precisar demonstrar que o colonialismo é uma coisa má. Existe memória disso, existe muita gente que regressou e viveu nas antigas colonias."
"Para preparar este filme eu conheci algumas pessoas que tinham uma banda em Moçambique e que me falaram da forma como estavam efetivamente ligados àquela terra. E diziam coisas com as quais eu politicamente estava completamente afastado e não tenho qualquer tipo de cumplicidade com isso."
"Mas ao mesmo tempo havia uma verdade emocional, na forma como eles descreviam o tempo que tinham passado em Moçambique e as coisas que tinham feito. E eu percebi que esse lado afetivo que, independentemente do sítio onde viviam e do regime político, estava muito ligado com a juventude."

Sem comentários:

Enviar um comentário